Segunda Morte: Perispírito, Mente e Transformação Espiritual
Data: 2026-08-21
Professor: pesquisa da colega Solange
A SEGUNDA MORTE: PERISPÍRITO, MENTE E TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL NA LITERATURA ESPÍRITA
Amílcar Lobo
Introdução
A expressão “segunda morte” constitui um dos temas mais singulares da literatura espírita produzida após a Codificação. Embora não integre de forma direta o vocabulário conceitual sistematizado por Allan Kardec, aparece de maneira explícita na obra Libertação, do Espírito André Luiz, psicografada por Francisco Cândido Xavier, e encontra importantes desenvolvimentos em Evolução em Dois Mundos, Missionários da Luz e Ação e Reação, do mesmo autor espiritual.
Posteriormente, Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, retoma e amplia aspectos relacionados à questão, especialmente quando examina as relações entre pensamento, perispírito, obsessão, monoideísmo, desequilíbrio psíquico e recuperação espiritual.
A questão exige, entretanto, uma distinção metodológica fundamental. A Doutrina Espírita, em sua formulação kardeciana, estabelece os princípios gerais relativos ao Espírito, ao perispírito, à desencarnação, à reencarnação e à evolução; as obras mediúnicas posteriores oferecem descrições e interpretações mais pormenorizadas de fenômenos espirituais. Não se deve, portanto, atribuir automaticamente à Codificação conceitos que pertencem à literatura espírita subsidiária.
A hipótese central deste estudo é que a chamada “segunda morte” pode ser compreendida, no pensamento de André Luiz, não como morte ou destruição do Espírito, mas como profunda transformação do veículo de manifestação espiritual, podendo assumir diferentes configurações conforme a condição evolutiva e mental do indivíduo.
1. Espírito e perispírito: o fundamento kardeciano
O ponto de partida para qualquer análise da segunda morte deve ser a distinção entre Espírito e perispírito.
Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec define o Espírito como o princípio inteligente e apresenta o perispírito como o envoltório semimaterial mediante o qual o Espírito se relaciona com o organismo físico.[1]
Essa distinção é decisiva porque impede que se confunda a transformação do veículo espiritual com a destruição do ser.
Kardec também esclarece que o perispírito não possui a mesma condição em todos os mundos e em todos os graus evolutivos. Na questão 186, os Espíritos superiores informam que existem mundos habitados por Espíritos puros nos quais estes não necessitam de corpo material e vivem apenas envolvidos pelo perispírito, cuja sutileza é tão grande que, para nós, seria como se não existisse.[2]
A consequência doutrinária é clara:
o perispírito é modificável; o Espírito é o ser que evolui.
Assim, qualquer interpretação da “segunda morte” precisa preservar essa diferença.
2. A expressão “segunda morte” em Libertação
É em Libertação, capítulo VI, que André Luiz apresenta explicitamente a expressão.
Gúbio esclarece que o veículo perispiritual, embora formado por matéria muito mais sutil que a matéria física, é transformável e perecível. A obra relaciona a chamada segunda morte a três situações fundamentais:
a evolução espiritual;
a redução do veículo psicossomático para o renascimento na carne;
a retrogradação das formas de expressão do Espírito em estados extremos de decadência moral.[3]
Temos, portanto, três fenômenos que não devem ser confundidos.
2.1. A segunda morte como ascensão
No primeiro caso, Espíritos que atingiram elevado grau de evolução podem prescindir de determinado veículo de manifestação e ascender a regiões espirituais superiores.
Nesse sentido, a “morte” não representa perda, mas despojamento evolutivo.
É uma analogia com a própria morte física: assim como o desencarne representa o abandono do corpo material, a transformação espiritual superior pode representar o abandono de um veículo que já não corresponde ao nível alcançado.
A questão 186 de O Livro dos Espíritos fornece o princípio geral que permite compreender essa possibilidade.[4]
2.2. A segunda morte e a reencarnação
O segundo processo ocorre quando o Espírito retorna à experiência física.
A reencarnação exige uma adaptação do Espírito às condições da nova existência. Seu veículo espiritual passa por processos de redução e ajustamento, de modo a adequar-se ao organismo em formação.
É precisamente nesse ponto que Missionários da Luz oferece uma contribuição decisiva.
3. Missionários da Luz: a redução do veículo espiritual
No capítulo XIII de Missionários da Luz, André Luiz acompanha o processo reencarnatório de Segismundo.
A experiência permite observar que a reencarnação não é um fenômeno instantâneo nem uniforme. Alexandre esclarece que os processos reencarnatórios diferem profundamente, de acordo com o estado consciencial dos interessados e com suas necessidades evolutivas.[5]
O Espírito que retorna à matéria passa por uma série de procedimentos destinados a ajustá-lo ao novo organismo.
Nesse contexto, a chamada “segunda morte” pode ser entendida como uma miniaturização ou redução funcional do veículo psicossomático, necessária para a imersão na matéria.
Não se trata, portanto, de uma morte no sentido comum.
É uma transformação instrumental.
O Espírito não deixa de ser Espírito; seu modo de manifestação é que se reduz para atender às condições da experiência terrestre.
Esse dado é importante porque revela que a expressão “segunda morte” possui, na literatura de André Luiz, mais de uma aplicação.
4. Evolução em Dois Mundos: o corpo espiritual como organismo
Se Missionários da Luz mostra o processo reencarnatório, Evolução em Dois Mundos fornece elementos para compreender a estrutura envolvida.
André Luiz apresenta o corpo espiritual como uma organização dinâmica, relacionada à manifestação do Espírito e à formação do organismo físico. O perispírito não aparece simplesmente como um “invólucro”, mas como um sistema intermediário entre a consciência e a matéria.
É nessa obra que encontramos uma das descrições mais importantes para a compreensão dos chamados ovóides.
Segundo André Luiz, determinados Espíritos, presos durante longo tempo a ideias fixas, podem entrar em um processo de monoideísmo auto-hipnotizante. A repetição incessante de determinada ideia ou paixão provoca alterações profundas na morfologia do veículo espiritual, cujos órgãos psicossomáticos, retraídos por falta de função, passam a apresentar aspecto semelhante ao de formas ovóides.[6]
A questão é extremamente significativa.
O fenômeno demonstra, dentro da concepção de André Luiz, a íntima relação entre:
O pensamento não seria apenas uma atividade subjetiva. Ele possuiria força modeladora sobre o veículo espiritual.
5. O monoideísmo e a ovoidização
O conceito de monoideísmo merece atenção especial.
Não se trata simplesmente de possuir uma ideia recorrente. O processo descrito por André Luiz corresponde a uma verdadeira redução do campo mental, em que a consciência permanece absorvida por determinada representação, paixão, desejo ou conflito.
O indivíduo deixa de apenas pensar sobre algo e passa a organizar sua existência em torno desse único núcleo mental.
A repetição produz fixação; a fixação produz automatismos; e os automatismos repercutem sobre a organização psicossomática.
É nesse contexto que surge a condição ovóide.
Importa, porém, evitar uma interpretação excessivamente literal ou assustadora. O Espírito em condição ovóide não deixa de existir. Sua individualidade permanece.
O que se altera profundamente é sua capacidade de exteriorização e sua forma de manifestação.
Assim, seria mais rigoroso dizer que ocorre uma desagregação ou retração da forma perispiritual humana, e não a destruição do Espírito.
6. A terceira dimensão: a retrogradação
É justamente em Libertação que encontramos o aspecto mais dramático da segunda morte.
Gúbio descreve Espíritos que, submetidos durante longo tempo à rebeldia, à inércia, à criminalidade e a paixões absorventes, chegam à perda da forma perispiritual humana.
Nesse caso, a segunda morte representa uma espécie de retrogradação da manifestação espiritual.[7]
É importante compreender a expressão “retrogradação” sem concluir que o Espírito retrograda em sua essência evolutiva.
O Espírito não volta a ser menos evoluído do que era.
O que sofre retração é sua forma de exteriorização.
É uma distinção semelhante àquela que existe entre perder a capacidade de executar determinada função e perder a própria existência.
7. Ação e Reação: a dimensão moral
Ação e Reação acrescenta ao problema sua dimensão ética.
A obra apresenta diversos Espíritos submetidos às consequências de seus próprios atos e mostra que o passado condiciona a experiência futura, sem transformá-la em fatalidade absoluta.
O conceito de causa e efeito aparece como mecanismo educativo.
O Espírito não é simplesmente “punido”; encontra-se diante das consequências das escolhas que realizou.
Mas a consequência pode ser modificada pela renovação.
Arrependimento, reparação, serviço, amor e trabalho alteram a trajetória espiritual.
Desse modo, Ação e Reação impede uma interpretação determinista da segunda morte.
A condição espiritual é dinâmica.
O Espírito que produziu desequilíbrio pode recuperar-se.
O que se deformou pode ser reestruturado.
O que se perdeu como forma de manifestação pode ser novamente organizado.
A lei não é vingança: é educação.
8. Manoel Philomeno de Miranda: uma contribuição decisiva
A contribuição de Manoel Philomeno de Miranda torna-se particularmente relevante quando se procura compreender o mecanismo psicológico e obsessivo relacionado à transformação perispiritual.
Em Temas da Vida e da Morte, no capítulo “Pensamento e Perispírito”, Philomeno apresenta o perispírito como organismo intermediário entre o ser pensante e o corpo físico, dotado de capacidade plasmadora e sensível às ações da mente.[8]
Essa formulação estabelece uma ponte conceitual entre André Luiz e Philomeno:
o pensamento interfere no perispírito; o perispírito participa da organização corporal; a conduta repercute sobre o destino espiritual.
O perispírito, nessa perspectiva, registra os efeitos da experiência e participa da construção dos condicionamentos que acompanharão o Espírito nas experiências futuras.
A contribuição de Philomeno é especialmente importante porque desloca a questão do campo meramente morfológico para o campo psicodinâmico.
Não basta perguntar:
“O que acontece ao perispírito?”
É preciso perguntar:
“Que processo mental levou o Espírito a essa condição?”
9. Pensamento, emoção e condicionamento
Philomeno estabelece uma relação particularmente expressiva entre pensamento e emoção: a constância de determinada ideia tende a produzir correspondente necessidade emocional.
Essa formulação permite compreender que a fixação mental não permanece intelectualmente neutra.
Pensamentos reiterados geram emoções; emoções reiteradas geram hábitos; hábitos podem consolidar padrões de comportamento; e esses padrões repercutem no psicossoma.[9]
É justamente esse encadeamento que ajuda a compreender a ovoidização descrita por André Luiz.
10. Nos Bastidores da Obsessão: o perispírito vulnerável à ação mental
Em Nos Bastidores da Obsessão, Philomeno examina os mecanismos da obsessão e mostra o perispírito como campo de interação entre Espíritos.
A obsessão não é apresentada simplesmente como uma influência externa. Existem condições de sintonia, afinidade e predisposição que favorecem o intercâmbio perturbador.
Nesse sentido, o pensamento assume novamente papel central.
A mente do obsessor interfere sobre a mente do obsidiado; o perispírito constitui o campo intermediário dessa interação; e a persistência do processo pode aprofundar o desequilíbrio.[10]
Essa perspectiva amplia a compreensão da segunda morte porque permite perceber que a desorganização espiritual não precisa ser analisada exclusivamente como fenômeno individual.
Existem também processos relacionais e obsessivos capazes de manter o Espírito aprisionado em determinada faixa mental.
11. O paradoxo da ovoidização
A contribuição de Philomeno permite compreender melhor um paradoxo:
o Espírito pode permanecer vivo e consciente, mas sua capacidade de manifestação pode tornar-se drasticamente reduzida.
A individualidade não desaparece.
A consciência não é destruída.
Mas a organização psicossomática pode atingir condições extremas de retração.
É nesse sentido que a expressão “segunda morte” se mostra adequada à linguagem de André Luiz: não é a morte do ser, mas uma espécie de morte de uma determinada condição de manifestação.
12. Memórias de um Suicida: o fenômeno inverso
Memórias de um Suicida, de Yvonne do Amaral Pereira, pelo Espírito Camilo Cândido Botelho, deve ser colocada em paralelo, mas não confundida com a segunda morte.
Na obra, encontram-se relatos de Espíritos que, após uma desencarnação traumática, permanecem intensamente vinculados às impressões da experiência física.
O perispírito aparece como veículo sensível às repercussões da vida mental e emocional.
O suicídio, na narrativa, produz grave desequilíbrio psicossomático, e o processo de recuperação envolve assistência espiritual, tratamento, esclarecimento e posterior preparação para nova existência.[11]
É justamente essa diferença que torna a obra valiosa para o nosso estudo.
Enquanto a segunda morte, em determinadas passagens de André Luiz, implica retração ou perda da forma organizada do psicossoma, Memórias de um Suicida mostra a persistência intensa de impressões e vínculos perispirituais.
Em ambos os casos, entretanto, aparece o mesmo princípio:
a morte física não interrompe a continuidade da vida psíquica.
13. Emmanuel e a perspectiva evolutiva
Emmanuel, em A Caminho da Luz, não apresenta uma teoria específica da segunda morte.
Sua contribuição é de outra natureza.
A obra oferece uma perspectiva histórica e cósmica da evolução humana, situando o desenvolvimento espiritual em extensos ciclos evolutivos e sob a condução do Cristo.
Essa visão fornece o horizonte no qual as descrições de André Luiz podem ser compreendidas.
O Espírito atravessa diferentes condições de existência e utiliza diferentes instrumentos de manifestação.
Assim, o abandono de determinado veículo espiritual não deve ser interpretado como destruição, mas como parte da progressiva transcendência das formas.
14. Ascensão e degradação: dois movimentos aparentemente opostos
Chegamos, então, a um dos aspectos mais interessantes do conceito.
A segunda morte pode aparecer em dois extremos:
Ascensão
O Espírito elevado abandona determinado veículo porque sua condição evolutiva já não exige aquela forma de manifestação.
É despojamento por superação.
Degradação
O Espírito profundamente perturbado perde ou retrai sua forma perispiritual organizada em razão da fixação mental e da decadência moral.
É retração por desorganização.
Nos dois casos ocorre transformação do veículo.
Mas os movimentos são opostos:
um nasce da expansão da consciência;
o outro, da contração da consciência.
E, em ambos:
o Espírito permanece.
15. A reencarnação como possibilidade terapêutica
A integração das obras permite perceber ainda outro aspecto.
Se o Espírito pode perder ou deformar sua forma de manifestação, como poderá recuperá-la?
A resposta encontrada na literatura de André Luiz e aprofundada em estudos posteriores é a reencarnação.
A experiência corporal funciona, em determinadas situações, como processo de reconstrução e reorganização.
O retorno à matéria não é apenas expiação.
É também terapia espiritual.
A experiência terrestre oferece ao Espírito oportunidade de reconstruir sua organização psicossomática, estabelecer novos vínculos, reparar danos e romper ciclos mentais cristalizados.
Assim, a reencarnação aparece simultaneamente como:
instrumento educativo,
mecanismo de reajuste,
processo terapêutico
e instrumento de reconstrução espiritual.
16. Uma síntese conceitual
As obras examinadas permitem organizar o conceito em quatro movimentos:
Ascensional
Processo: superação de determinado veículo espiritual
Obra de referência: Libertação; O Livro dos Espíritos
Reencarnatório
Processo: redução e adaptação do psicossoma
Obra de referência: Missionários da Luz
Degenerativo
Processo: retração/desagregação da forma perispiritual
Obra de referência: Libertação; Evolução em Dois Mundos
Restaurador
Processo: reconstrução mediante assistência e reencarnação
Obra de referência: André Luiz; Manoel Philomeno; Yvonne Pereira
Manoel Philomeno acrescenta uma quinta dimensão transversal:
o mecanismo mental que produz ou mantém essas condições.
17. Uma cautela doutrinária indispensável
É necessário, contudo, preservar a distinção entre Doutrina Espírita e literatura espírita subsidiária.
Kardec não desenvolveu a teoria da ovoidização nem empregou a expressão “segunda morte” no sentido que encontramos em André Luiz.
O que encontramos na Codificação são os princípios que tornam possível uma interpretação posterior: a existência do Espírito, a existência do perispírito, sua natureza semimaterial, sua diversidade segundo os mundos e sua progressiva sutileza conforme a evolução.[12]
André Luiz desenvolve esses princípios em uma linguagem descritiva e fenomenológica.
Manoel Philomeno de Miranda os amplia sobretudo na perspectiva psicológica, obsessiva e terapêutica.
Yvonne Pereira oferece relatos de experiências espirituais específicas.
Emmanuel situa o processo no grande panorama da evolução humana.
Essa hierarquia de fontes é importante para evitar dois extremos igualmente inadequados:
dogmatizar a literatura mediúnica posterior como se fosse texto da Codificação;
ou
desconsiderar as contribuições posteriores por não estarem explicitamente formuladas em Kardec.
O caminho mais equilibrado é reconhecê-las como desenvolvimentos mediúnicos posteriores, submetidos ao critério de coerência com os princípios fundamentais da Doutrina.
Conclusão
A análise conjunta de Kardec, André Luiz, Emmanuel, Yvonne Pereira e Manoel Philomeno de Miranda permite compreender a “segunda morte” sob uma perspectiva muito mais ampla do que a simples ideia de “morte do perispírito”.
Ela representa, na literatura de André Luiz, uma profunda transformação do veículo de manifestação espiritual.
Essa transformação pode ocorrer:
pela ascensão, quando o Espírito supera determinado nível de manifestação;
pela reencarnação, mediante redução e adaptação do veículo psicossomático;
pela degradação, quando a fixação mental e a inferioridade moral produzem retração extrema da organização perispiritual;
e, posteriormente, pela reconstrução, mediante assistência espiritual e novas experiências reencarnatórias.
Manoel Philomeno de Miranda acrescenta uma contribuição especialmente valiosa: ajuda a compreender o mecanismo psicológico pelo qual o Espírito participa da construção de sua própria condição.
O pensamento persistente produz emoção; a emoção reiterada consolida condicionamentos; os condicionamentos repercutem sobre o psicossoma; e o psicossoma, por sua vez, condiciona a manifestação do Espírito.
Nesse sentido, a segunda morte pode ser compreendida como consequência de uma lei mais profunda:
«o Espírito imprime no próprio instrumento de manifestação as marcas daquilo que persistentemente pensa, sente e realiza.»
Mas essa lei não é fatalista.
O mesmo Espírito que pode desorganizar sua própria manifestação pode reorganizá-la.
O mesmo pensamento que aprisiona pode libertar.
A mesma consciência que se contrai no monoideísmo pode expandir-se pelo amor, pelo trabalho e pelo conhecimento.
A segunda morte, portanto, não constitui uma sentença final.
Ela é uma passagem dentro da história evolutiva do Espírito.
E talvez a formulação mais sintética seja esta:
a primeira morte revela que não somos o corpo físico; a segunda revela que não somos sequer o veículo perispiritual.
O corpo passa.
O psicossoma se transforma.
As formas de manifestação se modificam.
O Espírito permanece.
É essa permanência da individualidade espiritual — e sua permanente possibilidade de renovação — que impede que a “segunda morte” seja compreendida como destruição e permite interpretá-la, dentro da perspectiva espírita, como um dos fenômenos extremos da dinâmica evolutiva.
Notas de rodapé
[1] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questões 93–95. A Codificação distingue o Espírito, princípio inteligente, do perispírito, seu envoltório semimaterial.
[2] Idem, questão 186. A resposta estabelece que há mundos em que Espíritos puros vivem apenas revestidos do perispírito, cuja natureza é tão sutil que, para nós, seria como se não existisse. Essa concepção fornece importante fundamento para compreender a progressiva transformação do veículo espiritual.
[3] ANDRÉ LUIZ. Libertação. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Cap. VI, “Observações e novidades”. O capítulo apresenta as três situações associadas à chamada segunda morte: evolução espiritual, redução do veículo no processo reencarnatório e retrogradação das formas de expressão do Espírito.
[4] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão 186. A questão é particularmente importante para a compreensão da segunda morte como processo ascensional.
[5] ANDRÉ LUIZ. Missionários da Luz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Cap. XIII, “Reencarnação”. André Luiz observa o processo reencarnatório de Segismundo e registra que os processos de reencarnação diferem conforme o estado consciencial dos interessados e suas necessidades evolutivas.
[6] ANDRÉ LUIZ. Evolução em Dois Mundos. Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Primeira parte, cap. XV. O capítulo descreve a fixação monoideística e as transformações morfológicas do veículo espiritual que conduzem à condição ovóide.
[7] ANDRÉ LUIZ. Libertação, cap. VI. A retrogradação das formas de expressão do Espírito é relacionada aos estados de decadência moral, rebeldia, inércia e prática do mal.
[8] MIRANDA, Manoel Philomeno de. Temas da Vida e da Morte. Psicografia de Divaldo Pereira Franco. Cap. “Pensamento e Perispírito”. A obra é publicada pela FEB e dedica capítulo específico à relação entre pensamento e perispírito.
[9] Idem. O capítulo “Pensamento e Perispírito” relaciona a capacidade plasmadora do perispírito à ação continuada da mente e aos condicionamentos que acompanham o Espírito nas reencarnações.
[10] MIRANDA, Manoel Philomeno de. Nos Bastidores da Obsessão. Psicografia de Divaldo Pereira Franco. A obra examina os mecanismos da obsessão e a atuação dos processos mentais e perispirituais no intercâmbio entre desencarnados e encarnados.
[11] PEREIRA, Yvonne do Amaral. Memórias de um Suicida. Pelo Espírito Camilo Cândido Botelho. A obra descreve as repercussões da desencarnação traumática sobre o Espírito e seu corpo espiritual, bem como processos de assistência e recuperação.
[12] Além das questões 93–95 e 186–187 de O Livro dos Espíritos, são relevantes, para esse fundamento, as questões 149 e seguintes, relativas à sobrevivência do Espírito após a morte corporal.
Bibliografia
Fontes fundamentais — Codificação
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
KARDEC, Allan. A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
Literatura mediúnica
ANDRÉ LUIZ. Evolução em Dois Mundos. Psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
ANDRÉ LUIZ. Libertação. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
ANDRÉ LUIZ. Missionários da Luz. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
ANDRÉ LUIZ. Ação e Reação. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
EMMANUEL. A Caminho da Luz. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
MIRANDA, Manoel Philomeno de. Nos Bastidores da Obsessão. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
MIRANDA, Manoel Philomeno de. Temas da Vida e da Morte. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
MIRANDA, Manoel Philomeno de. Loucura e Obsessão. Psicografado por Divaldo Pereira Franco. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
PEREIRA, Yvonne do Amaral. Memórias de um Suicida. Pelo Espírito Camilo Cândido Botelho. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.
Referência complementar
SCHUBERT, Suely Caldas. Obsessão/Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica Espíritas. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira.